• Instagram
  • Facebook
  • Linkedin

Móveis para pets

ago 2025

Estética, sintonia e funcionalidade entre os móveis da casa e os animais de estimação
Por Emerson Luchesi

Arquitetos e designers de interiores pensam na estrutura, harmonização e estética do ambiente, com projetos frequentemente criativos, inovadores e sofisticados, sempre prezando pelo bom gosto e satisfação dos clientes. Recentemente, esses profissionais têm se voltado também para as necessidades daqueles moradores tão queridos que vivem passeando pela casa. Aqueles de quatro patas e com muitos pelos, sabe? Sim, os nossos pets também podem e devem ser incluídos no design do lar. O intuito é proporcionar comodidade, funcionalidade e interatividade, mesclando o design da mobília residencial com móveis exclusivos para os bichos de estimação.

A influência dos pets no design da casa

Déborah Pio, arquiteta e empreendedora, possui um estúdio de design de interiores focado em soluções práticas e financeiramente acessíveis, o De Cara Nova. “Hoje o estúdio conta com muitos clientes que possuem pets em seus imóveis. Muitas vezes, nós acabamos projetando e depois os clientes adquirem um mobiliário para o pet que esteticamente não é muito bonito e não combina com o imóvel”, explica.

A arquiteta conta que em um projeto no qual os clientes eram tutores de dois felinos é que houve a ideia de promover a Interatividade dos pets diretamente nos móveis de marcenaria. “No primeiro projeto desse tipo, os clientes possuíam dois gatos e pediram para que isso fosse pensado e levado em consideração. Então, foi aí que pensamos em desenhar, nesse mobiliário em marcenaria, a criação de interatividade para os gatinhos”, relata.

A empreendedora explica que a ideia partiu do próprio estúdio, como uma solução inovadora para também atender às demandas dos pets. “Aqui o cliente chega relatando o seu problema e nós propomos algo novo como solução”, destaca. O mundo pet é hoje um forte elemento para vários setores e, hoje, muitos projetos são pensados e executados considerando os animais presentes no ambiente.

“Isso impacta na escolha dos materiais, como o tipo de piso, na altura dos móveis de marcenaria etc. A influência dos pets impacta o que nós pensamos […]. Isso tem sido uma tendência: pensar em tudo para o bem-estar dos pets”, ressalta Déborah.

Compartilhar

Moradias móveis para espíritos livres

jun 2023

Seja em um motorhome, um trailer ou até mesmo uma bicicleta, a vida nômade se torna uma alternativa para muitas[...]

Leia mais
Dois smartphones exibindo um aplicativo de cuidados de cachorros.

Pet techs vêm transformando o mercado pet nacional

nov 2023

Startups investem cada vez mais no promissor mercado de animais de[...]

Leia mais