Por Emerson Luchesi
Os cuidados com os cabelos são importantes e imprescindíveis tanto para as mulheres quanto para os homens. Socialmente ligado aos padrões de beleza, todo cabelo requer cuidados e, por esse motivo, tendências de cortes, colorações, estilos e tratamentos alternativos sempre surgem com o intuito de transformá-los e, consequentemente, realçar a beleza e a autoestima de qualquer pessoa. A busca pelos profissionais da beleza cresce a cada dia e o que vemos são salões de beleza especializando-se com a finalidade de atender melhor um público que é em sua maioria feminino, diversificado e mais exigente.
Com o passar dos anos, ninguém conseguirá fugir dos fios brancos. E o que antes era visto como sinal de envelhecimento e motivo de busca por coloração, hoje é valorizado como sinal de liberdade e beleza natural.
Uma nova tendência tem ganhado força nos últimos anos, é o movimento global grombre hair, que visa dar liberdade à mulher que deseja assumir os fios brancos e o cabelo grisalho, valorizando a beleza natural.

A tendência que começou através das celebridades já domina a moda popular, fazendo a cabeça dos homens e, principalmente, das mulheres.
Nara Fernandes, proprietária do salão de beleza Realeza dos Cachos, situado na região central da metrópole de Belém do Pará, nos conta que essa tendência se potencializou com o advento da pandemia da covid-19, quando muitas mulheres tiveram a oportunidade de reconhecer o cabelo natural. Longe dos salões de beleza por conta do isolamento social, muitas optaram por assumir os fios brancos. “No período de isolamento, as mulheres deixaram seus cabelos crescendo, não fizeram mais o retoque da raiz, foram se libertando do padrão de estar pintando o cabelo constantemente e resolveram assumir os seus cabelos brancos”, comenta.
Nara destaca que a procura pela nova tendência vem aumentando bastante e as mulheres têm recorrido aos profissionais de beleza com o intuito de conhecer o próprio cabelo, buscando acelerar o processo de transição da coloração para os fios brancos sem ser dependente de tinturas e da pintura a cada 15 dias.
“O desafio da transição está em conseguir acelerar o processo através da descoloração do cabelo por inteiro”, afirma a proprietária do Realeza dos Cachos.
Um grande atrativo do salão de Nara está no uso de produtos naturais que dão mais segurança, confiança e conforto no tratamento dos cabelos, sobretudo com relação ao grisalho que requer cuidados especiais. “Em nosso estúdio trabalhamos apenas com artigos naturais, com foco na saúde dos fios, na praticidade do tratamento do dia a dia e no bem-estar das nossas clientes”, destaca.
Além disso, o foco do salão de Nara se baseia no cuidado do cabelo branco orientando clientes e tratando os fios com o objetivo de manter o cabelo saudável, principalmente os grisalhos crespos e cacheados, que demandam um cuidado especial.
Para a saúde e o fortalecimento dos fios brancos – um tipo de cabelo mais frágil – são indispensáveis cuidados como a hidratação e o corte. Por isso, não se trata apenas de assumir um novo visual, mas sim de adotar hábitos essenciais que essa fase requer: a conexão da mulher com sua nova realidade e sua identidade, sem abrir mão de um cabelo saudável e de um visual fashion.

Quebrando os padrões de beleza
O grombre hair não aparenta ser uma tendência passageira, veio para ficar e ser uma opção para quem deseja assumir a naturalidade do cabelo sem abrir mão dos cuidados indispensáveis a ele.
Segundo Nara, o perfil das mulheres que procuram o salão de beleza aderindo à nova tendência é o de mulheres maduras, independentes, profissionais como médicas, professoras e advogadas, que possuem uma cobrança em relação à imagem no trabalho, estando sempre arrumadas de maneira mais formal, e que agora buscam a liberdade de serem o que elas querem ser, sentindo-se belíssimas com a naturalidade dos seus fios.
Uma das clientes do salão detalhou sua experiência com o novo visual cheia de alegria e autoconfiança: “Estava decidida a não pintar mais o cabelo, assumi os cabelos brancos há três anos, fiz o processo de corte e decidi não ser mais escrava da tintura, para mim foi um processo tranquilo, pois estava decidida a não usar mais coloração. Já cheguei a ouvir que parecia uma velha, que meu cabelo era feio, mas hoje escuto muitos elogios e tenho orgulho em dizer que meu cabelo é natural. Eu amo meu cabelo!”, enfatizou.
Para os homens, assumir o cabelo grisalho se torna algo mais tranquilo e muitas vezes esse tipo de visual é visto como um charme. Para as mulheres, porém, se torna um evento desafiador no sentido de assumir o processo natural dos cabelos e de estar em sintonia com a idade, sobretudo por quebrar certos padrões da estética feminina.
Nesse processo de transição em cada estação de nossas vidas, Nara comenta que um dos maiores desafios é a tomada de decisão em não retocar mais a cor, não escurecer os fios quando se começa a perceber a diferença da raiz. O processo requer cuidados especiais como cortes e tratamentos para eliminar a coloração dando espaço ao grisalho permanente. Além disso, a proprietária do salão destaca a liberdade em assumir os fios brancos no sentido de se sentir bem com o novo visual, pois muitas mulheres experimentam a tendência, porém algumas não se identificam e voltam ao processo de coloração.
“Esse movimento diz que as mulheres podem ter um cabelo bem cuidado e impecável também assumindo o cabelo natural sem negar a fase da vida delas, permitindo viver essa experiência com mais leveza e com muito mais cuidado. Essas minhas clientes, quando entenderam o processo da vida delas, tudo ficou mais tranquilo e mais claro, elas cuidam do cabelo na busca pelo tratamento ideal, e sempre optam por cortes mais estilosos porque elas se sentem mais estilosas.
O cabelo branco é visto como um poder para elas de maturidade e não como um desleixo, essa é a parte mais legal de tudo”, finaliza.