Por Emerson Luchesi
Vivemos em uma sociedade de consumo onde buscamos conquistar o carro do ano, um apartamento de conceito aberto, o último Iphone. Tudo isso por conta das nossas necessidades e por estarmos imersos em uma cultura que busca constantemente conforto, comodidade e praticidade.
Porém, atualmente tem sido cada vez mais difícil possuir e manter os bens materiais que tanto almejamos. As mudanças na economia têm modificado o comportamento do consumidor e aberto a cada momento novas formas e modalidades de se ter um bem material, ou pelo menos de usufruí-lo, fazendo com que o cliente se ajuste à realidade financeira sem deixar de ser um consumidor ativo.
O aluguel de imóveis como casas e apartamentos já é uma modalidade bem tradicional que faz parte da vida de muitas pessoas que vivem em moradias através de um contrato de aluguel.
Outra modalidade que tem crescido nos últimos anos tem dominado o setor de transportes, trata-se da busca de atender a demanda do consumidor que quer usufruir de um automóvel sem necessariamente tê-lo como bem próprio.
Andar de carro 0km todos os anos é o sonho de muita gente e a possibilidade de alcançar esse desejo está cada vez mais fácil. Atualmente existem serviços que oferecem a oportunidade de adquirir e usufruir um carro novo por um determinado tempo sem se preocupar com os altos gastos adicionais que a posse de um veículo traz, proporcionando aos adeptos desses serviços a garantia de um novo carro todos os anos sem burocracia, terceirizando todo o processo da aquisição de um veículo através do aluguel.
O setor de transporte tem trazido ao consumidor muitas alternativas para atender a demanda do dia a dia na ausência de um automóvel próprio. Uma das opções mais procuradas é o uso dos aplicativos de transportes que são mais acessíveis e nos atendem nos momentos de locomoção, porém, nada mais confortável do que ter um carro à nossa disposição 24h por dia, não é mesmo?

Uma modalidade que tem crescido muito e tem sido bem aceita pelos usuários é o aluguel de automóveis por assinatura. Basicamente, a proposta é a seguinte: você precisa de um carro novo para uso no dia a dia seja para viajar, ir ao trabalho, levar os filhos para o colégio, passear, entre outras necessidades, contudo, não possui o valor integral para quitar um carro novo ou não está disposto a investir em um, não pretende fazer um financiamento e nem quer lidar com as dores de cabeça das manutenções periódicas, parcelas do IPVA, licenciamento e seguro. Então a alternativa é alugar, ou seja, você faz uso de um carro novo por assinatura pelo tempo que desejar. E todos esses gastos indispensáveis do veículo estão incluídos em uma única parcela mensal, tornando a modalidade mais prática e atrativa.
Até mesmo quem não possui carro próprio, e costuma utilizar carro por aplicativo como Uber e 99, tem olhado para essa modalidade e enxergado grandes vantagens tanto pelo lado financeiro quanto pelo conforto e praticidade, além da possibilidade de andar de carro novo todos os anos.
Uma modalidade cada vez mais atrativa
O empresário Paul Marcel, atual usuário de carro por assinatura, conta que já teve várias experiências com veículos próprios e que também já experimentou depender apenas do transporte por aplicativo, como Uber e 99. Porém, diante das demandas pessoais e familiares, cogitou comprar um carro novo mas não sabia o que seria mais vantajoso: comprar à vista, financiar ou aderir à modalidade de carro por assinatura, por isso ponderou a situação.
“Após algumas pesquisas, vi que somente no caso da compra à vista eu teria vantagem financeira em adquirir o veículo. Em todas as situações que analisei, o carro por assinatura foi mais vantajoso, porém como eu não queria me descapitalizar financeiramente para comprar um carro, achei melhor assinar por 3 anos”, relata o empresário.
Assim como no caso do empresário, a adesão por esse tipo de serviço deve ser estudada e avaliada para saber se de fato é viável e vantajosa, tendo em vista a situação financeira de cada pessoa. Também é necessário observar quais as vantagens que o serviço oferece e a relação de custo-benefício. No caso de Paul, as vantagens foram bem vistas.
“Melhor relação custo-benefício. O fato de eu ter uma parcela fixa, a qual engloba todas as dores de cabeça de um carro em um único boleto, me fizeram optar por esse formato de uso de veículo, ajustada por um indicador anual, sem ter que dar uma entrada grande e ter acesso a veículos novos (0KM). Isso me fez avaliar como melhor opção”, destaca Paul.
Mas, claro, existem algumas desvantagens. O empresário aponta a impossibilidade de personalizar o carro ao seu gosto fazendo trocas de peças, por exemplo, pois o veículo é avaliado para ver se está dentro dos padrões estabelecidos pela empresa ao passar pelas manutenções preventivas. “Além disso, é um recurso que se gasta mensalmente e que, após o período de contrato, você apenas devolve o veículo e deve optar por outro plano, ou seja, você aportou um recurso que já foi embora enquanto você o utilizou”, salienta o empresário.
Há uma outra modalidade que inclui flexibilidade e facilidade de locação por parte dos usuários que precisam alugar apenas para determinadas ocasiões, ou seja, por curto período de tempo, como um pequeno passeio de um dia, um final de semana ou uma viagem de uma semana. É o caso da assistente de arte Samantha Monteiro, usuária do aplicativo Turbi, que passou a usar o serviço por indicação de amigos que relataram ser mais barato e menos burocrático. “Há muitas modalidades de locação, mas o valor é incomparavelmente mais barato que uma locadora convencional, além da facilidade de alugar o carro e de pegá-lo a qualquer hora”, comenta Samantha.

Samantha ainda destaca alguns pontos que são vantajosos e que proporcionam ao usuário maior comodidade e conforto, e claro, nenhuma dor de cabeça em relação aos eventuais problemas enfrentados por quem possui carro próprio. “Na Turbi, por exemplo, você não tem o compromisso com o combustível, no caso do plano por quilometragem ele já é incluso. Além disso, você também não se preocupa com as despesas do carro, como seguro e manutenção. Há sempre a possibilidade de pegar um modelo novo e o diferencial é que todos são automáticos. As vantagens também são maiores em planos que o cliente permanece mais tempo com o veículo”, relata a assistente de arte. Esse tipo de serviço de locação tem crescido bastante e tem trazido inovações para as modalidades de locação de itens do cotidiano que tem seus preços elevados para aquisição e que, nesse sentido, podem ser alugados por um determinado período de tempo, tudo de acordo com a necessidade do cliente.
“Alguns tipos de serviços aparecem e a gente não sabe mais viver sem. Exemplos disso são o Uber e 99, e essa modalidade de aluguel também surge trazendo uma facilidade que não tínhamos antes. Além disso, essa modalidade é mais barata que os aplicativos de transporte”, ressalta Samantha.
Ademais, sabe aquele modelo novo que você sonha em pilotar? Então, ele pode ser acessível através da modalidade por assinatura e, nesse caso, você pode fazer uso dele pelo tempo que precisar ou desejar. “O legal do aplicativo Turbi é poder utilizar e conhecer modelos de carros novos, tendo uma experiência com modelos bem interessantes que não são tão acessíveis em locadoras convencionais”, comenta a assistente de arte.
O que se vê é que essa modalidade de serviço tem se tornado uma tendência mundial partindo do setor de moradia e se estendendo para o setor de transportes, assim como envolvendo também aparelhos eletrônicos como celulares, notebooks e outros. Na impossibilidade de adquirir um item novo, ou na tentativa de fugir das dores de cabeça relacionadas à manutenção e troca, a oportunidade de assinar por um serviço ou produto é uma das opções que o mercado oferece. Mas claro, em alguns casos a opção pode não ser viável e vantajosa, os benefícios financeiros dependem muito da situação do cliente e, obviamente, cada um deve entender e analisar sua necessidade e realidade de poder de consumo, avaliando na prática as vantagens e desvantagens do serviço.