• Instagram
  • Facebook
  • Linkedin

A entrada do NFT na publicidade

Já ouviu falar em NFTs?

Por Emerson Luchesi

Já ouviu falar em NFTs? Se você tem algum tipo de ligação, interesse ou conhecimento sobre as novas tecnologias que circulam no mundo digital, certamente ouviu sobre esse assunto. O NFT é uma tecnologia que vem se popularizando entre os usuários do universo digital nos últimos anos.

NFT é a sigla para Non-Fungible Tokens, que significa tokens não fungíveis. É uma tecnologia que permite a certificação ou o registro de um bem digital, atribuindo a ele originalidade em função de sua possível comercialização. Uma das principais características dessa tecnologia, como o próprio nome diz, é que eles são bens não fungíveis, ou seja, não podem ser trocados de forma equivalente, dada a originalidade e o registro de exclusividade de cada arte digital.

O NFT é usado para registrar itens digitais, sejam eles fotos, imagens, ilustrações, pequenos vídeos ou diversos outros arquivos que circulam nos meios digitais.

Essa tecnologia tem se destacado, sobretudo, no campo da Arte através das obras de artes digitais. Os NFTs são um tipo de criptoativo, sendo armazenados na rede blockchain (sistema utilizado para transações de criptomoedas).

O NFT se popularizou através do mercado da arte, que tem se renovado e buscado acompanhar o progresso do mercado digital, tanto que os maiores destaques entre os tipos de NFTs são obras de arte e o setor de games. 

“O mercado de arte trabalha muito no sentido da exclusividade da assinatura. Se você tem uma arte, ela é validada, certificada e precificada pelo mercado. Se você tem uma pintura, tem a exclusividade de ter uma peça única, há um determinado material, tinta, cores, tela, estilo que torna aquilo um objeto único. Então, essa exclusividade é o que vai adicionando as camadas de valor e, sendo um mercado, ele trabalha com a questão de valor. O NFT é uma tentativa de trazer para o mundo virtual esses parâmetros que até então eram muito estáveis. E tanto o mercado da arte quanto o mercado de criptomoedas são especulativos”, afirma Fabrício Biroy, designer gráfico.

NFTs na publicidade digital

Um dos nichos de mercado em que o NFT tem ganhado destaque é o da publicidade. Na tentativa de alcançar o público antenado nas novas tecnologias, empresas e marcas têm investido nessa inovação. Muitas empresas já entraram nesse mundo digital e outras já têm tido contato com essa área tecnológica através da prestação de serviços. Uma delas é a Agudo, um estúdio que trabalha com projetos visuais e que tem como proposta a convergência dos campos do design gráfico e da arquitetura, áreas de atuação de seus fundadores, fazendo dele um estúdio multidisciplinar e transversal. 

Fabrício Biroy, designer gráfico, e Débora Gomes, arquiteta e urbanista, fundaram o estúdio e trabalham em parceria. “Trabalhamos em diversas frentes, pois temos a união desses dois universos, pensamos no designer em um campo mais ampliado e trabalhamos nessa hibridez com um pensamento mais amplo por conta das diferentes formações”, comenta a arquiteta.

Os profissionais relatam que fazem trabalhos diversos, como designer gráfico, editorial, livros, identidade visual, ilustração – que é o ponto forte do estúdio -, assim como também trabalhos de arquitetura. “Uma coisa que é forte para nós é ter uma estratégia conceitual nos nossos trabalhos, pensar não só no objetivo, mas se aprofundar naquele produto, entender o que aquilo significa para além da funcionalidade, entender a história dos nossos clientes, a motivação deles, dos grandes e pequenos clientes, para tentar incorporar isso de alguma maneira no conceito visual, em transformar esse conceito abstrato em matéria visual”, destacam.

Os fundadores do estúdio relatam que começaram a trabalhar bastante com ilustrações nos últimos anos e em um desses trabalhos surgiu uma proposta com NFT. “Tivemos uma experiência com um projeto específico, uma parceria entre a Agudo e uma agência que trabalha só com publicidade digital nesse ramo de criptomoedas e blockchain”. Fabrício conta que em relação à produção de ilustrações o NFT é igual, “fizemos um trabalho que virou NFT, mas o processo criativo é basicamente o mesmo e nós acabamos tendo um destaque interessante, até porque era uma marca grande”, comenta.

Créditos: Estúdio Agudo

Fabrício e Débora contam que o NFT é uma tecnologia desenvolvida para tentar rastrear uma arte digital colocada na rede, é uma espécie de certificação, você ter uma certa autoria de um trabalho digital onde a própria rede valida, no caso o blockchain.

“Podemos fazer uma arte, uma ilustração digital e aquilo dentro do blockchain vai ter um certificado. Então é o certificado sobre aquela arte que você poderá conseguir fazer a venda ou a revenda daquilo que você detém, é como se fosse o registro de um imóvel onde a própria rede valida isso”, ressalta Fabrício.

O consumo de novas tecnologias

Na visão do fundador do Estúdio Agudo, o NFT na publicidade é visto pelos consumidores e clientes como algo a mais que as empresas podem oferecer, fazendo com que as marcas se posicionem como atuais e modernas. E essa busca por inovação com olhar mais atento ao mercado digital evidencia uma maneira das empresas e das marcas acessarem um determinado público interessado em tecnologia e em consumo de experiência. Porém, o designer gráfico destaca que esse mercado ainda é muito nichado, não é muito acessível e nem de fácil entendimento “porque tem a ver com mercado especulativo, então não é uma coisa simples, mas é um nicho que as marcas têm olhado”, ressalta Fabrício.

“Eu acho que como a publicidade está atrelada a produtos, o NFT acaba sendo um dos produtos que estão ali sendo comercializados. Somos aqueles que fazem as ilustrações e as artes em si, não estamos tão inseridos na parte estratégica, mas acho que cada vez mais alguns tipos de produtos vão ter algumas estratégias de marketing atreladas ao NFT, porque isso é uma tendência. Além disso, essa é uma tecnologia que tem sido aprimorada, a ideia é que ela se popularize mesmo”, afirma a arquiteta.

A novidade dos NFTs tem ganhado espaço no mercado digital e tem crescido na medida em que pessoas, empresas e marcas aderem a essa tecnologia inovadora presente na grande e movimentada realidade digital, que também promete ser um grande espaço de negócios, gerando movimentações vultosas no mercado econômico. O universo digital tem evoluído rapidamente e tem sido um campo de surgimento de grandes inovações, garantindo tecnologias que podem dominar o mundo digital.

Compartilhar

Três mulheres trabalhando na edição de um livro

Desvendando o livro: por dentro dos processos editoriais

jan 2024

Capas que contam histórias, designs que contribuem para a compreensão da obra: descubra a arte que faz um livro ser tão[...]

Leia mais
Uma mulher usando um cocar na chuva

Os avanços da inteligência artificial na criação de imagens

ago 2023

Programas que geram imagens através de textos vêm se popularizando e impressionando no campo da[...]

Leia mais