• Instagram
  • Facebook
  • Linkedin

Forbes 50+: Vanderlei Bagnato e a ciência que transforma vidas

set 2025

Reconhecido pela Forbes como um dos brasileiros mais influentes acima dos 50, o físico são-carlense é símbolo de excelência, inovação e propósito.

Por Daniele Globo

Ele já foi chamado de gênio, referência, cientista de destaque internacional. Mas, ao receber seu nome na lista “50 over 50” da Forbes Brasil — ao lado de nomes como Roberto Kalil, Zezé Motta e Walter Salles — Vanderlei Bagnato reagiu como sempre fez: com humildade, gratidão e o desejo de continuar.

Professor do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) e também atuando na Texas A&M University – USA, Bagnato é uma das maiores autoridades mundiais em física atômica e biofotônica. Seus estudos com átomos e lasers criaram caminhos para o tratamento de doenças como a fibromialgia e certos tipos de câncer, e hoje impactam diretamente a vida de milhares de pessoas. Ainda assim, ele insiste em lembrar que essa trajetória não é solo.

“A ciência é uma construção coletiva. Sou apenas a ponta visível de uma equipe extraordinária”, afirmou em vídeo gravado para celebrar o reconhecimento. “Esse prêmio não é meu. Ele é da ciência brasileira.”

“Tudo o que a gente faz tem um foco muito claro: cuidar da vida humana. É para isso que servem a pesquisa, a inovação, o conhecimento. Para servir.”

Da infância simples aos maiores centros de pesquisa do mundo

Filho de família humilde, formado em escolas públicas e inspirado, ainda criança, por um laboratório improvisado que o pai montou em casa, Vanderlei aprendeu desde cedo que a curiosidade pode mudar destinos. Fez simultaneamente Física na USP e Engenharia de Materiais na UFSCar — combinando teoria e aplicação já no início de sua carreira.

Com mais de 130 alunos de pós-graduação formados, dezenas de prêmios internacionais e passagens por instituições como o MIT e a Texas A&M University, ele continua a colocar São Carlos no mapa da ciência global. É membro da Academia Brasileira de Ciências, da Academia Nacional de Medicina e o único brasileiro a integrar a Pontifícia Academia de Ciências do Vaticano.

Hoje, aos 67 anos, celebra a construção de um grande centro de pesquisa em São Carlos e um convite para replicar seu modelo de laboratório na Universidade do Texas. Mas nunca perde de vista a essência de seu trabalho. Na voz tranquila, no olhar firme e na fala que une razão e propósito, Vanderlei Salvador Bagnato representa mais do que um nome na lista da Forbes: ele é a prova de que a ciência, quando feita com amor, se transforma em legado.

Compartilhar

um gato cinza deitado comendo uma flor

Pets e plantas: uma combinação de amor e cuidados

ago 2023

As pessoas estão cada vez mais apaixonadas por pets e plantas, mas para que essa paixão não gere transtornos, são necessários alguns[...]

Leia mais
Três casas em uma paisagem rural.

Os neorrurais brasiliensis: a busca por qualidade de vida no campo

jul 2023

O sonho da casa no campo, com composições de rocks rurais, está se tornando realidade para cada vez mais pessoas, que saem das grandes cidades em busca de uma vida[...]

Leia mais