Por Edmar Neves
O que é precioso para você? Algo que você levou anos para ter condições de adquirir? Um objeto raro que poucas pessoas no mundo possuem? Algum artigo que te remeta à sua infância? Aquele item que te faz se sentir mais perto de alguém que você admira?
Carros, obras de arte, artefatos com valor histórico, livros, brinquedos, miniaturas, joias, moedas, selos postais, latas de alumínio, embalagens… O ato de colecionar objetos tem explicações antropológicas, psicológicas e filosóficas. Muitas pessoas buscam reunir peças que possuam algum valor afetivo para se sentirem pertencentes a algum grupo, competirem com outros colecionadores ou mesmo pela satisfação de terem em mãos algo que lhes seja precioso.

Recentemente, uma nova tendência de colecionismo associado à moda desembarcou no Brasil. Trata-se da cultura sneaker, focada em adquirir e/ou colecionar tênis raros. “Sneaker, na verdade, é uma palavra utilizada para dizer ‘tênis’ em inglês, mas não é qualquer tênis, e sim modelos que foram estilizados ou que são difíceis de serem encontrados”, é o que nos conta Lucas Urrutty, empresário e artista plástico uruguaio radicado em Belém/PA. Não só entusiasta da cultura sneaker, ele também gosta de customizar seus próprios tênis.
Conhecendo a cultura sneaker
A cultura sneaker está bastante associada a um estilo de se vestir e se comportar mais urbano, ou o streetwear, como é conhecido no mundo da moda. Surgida por volta da década de 1960 em grandes centros urbanos de países como os EUA, Japão e de toda a Europa, ela teve como alicerce a iniciativa de certas empresas em algumas edições especiais de tênis, o que fez muito sucesso entre os consumidores.
“Essa nova tendência começou a bombar lá fora durante a década de 1980, relacionando-se bastante com o basquete e o hip-hop, principalmente com as combinações das roupas e com o lançamento de modelos de tênis com a assinatura de artistas e atletas”, explica Lucas.
Um dos marcos desse movimento foi quando a Nike, uma empresa ainda em ascensão na época, firmou um contrato com a estrela do basquete Michael Jordan a fim de lançar o tênis Air Jordan 1. “O jogador o utilizou com exclusividade em jogos realizados no final de 1984 e o tênis foi lançado para o público em abril de 1985. Hoje a principal referência na cultura sneaker são esses Nike Air Jordan 1”, afirma o empresário.

Já uma das principais características dessa cultura é a busca por exclusividade, ou seja, por modelos com poucos pares produzidos, com um número limitado de cores e que muitas vezes não são relançados no mercado. “São modelos que não possuem estoque e, por exemplo, se forem lançados 100 exemplares, vai ser apenas esse número de produtos no mercado, e quem não conseguir comprar, já era”, comenta Lucas.
Existem vários segmentos dentro da cultura sneaker, com pessoas focadas em modelos clássicos e tradicionais, outras dando preferência aos de alto luxo etc. Contudo, é possível dividir os aficionados em dois grandes grupos.
O primeiro é conhecido como o dos sneakerheads, que são focados em acompanhar todos os detalhes sobre o tênis que compram. “Esse pessoal fica na fila para comprar um lançamento em lojas físicas, ou passa dias na internet garimpando um modelo específico, e está sempre em busca de um tênis raro para colocar no seu acervo”, esclarece Lucas.
O segundo engloba aqueles admiradores mais comedidos, com o qual o empresário se identifica. “Já eu faço parte de um grupo de pessoas mais despreocupadas, que gostam de modelos sneakers, mas não têm a intenção de ter uma coleção, manter as peças intactas, nem são tão fanáticas assim”, afirma.
“Basicamente, esse é o mundo dos sneakers: a busca por tênis raros por serem únicos ou terem um número limitado e, normalmente, esses modelos são lançados uma única vez, ou são relançados muito esporadicamente”, diz Lucas.
O efeito Marcos Mion
Entre os apreciadores de sneakers de destaque no Brasil, uma figura central é certamente o apresentador do programa Caldeirão, Marcos Mion. Ele é, inclusive, carinhosamente apelidado de “Mr. Sneakerhead” por seus seguidores nas redes sociais.
Sempre apresentando a programação das tardes de sábado da Rede Globo com um tênis raro de sua coleção, Mion já desfilou no palco com um Air Force 1 x Off-White “Cannary Yellow”, avaliado em R$ 24 mil. Ele também chamou a atenção quando ostentou um Louis Vuitton x Kanye West Don C Patchwork, provavelmente o tênis mais caro de seu acervo, que pode custar mais de R$ 60 mil, a depender da cotação do dólar.
E a frase “provavelmente o tênis mais caro de sua coleção” cabe muito bem ao caso do apresentador, pois nem mesmo ele sabe ao certo quantos pares possui. Para quem tiver interesse em conhecer parte do acervo dele, basta seguir a página Sneakers do Mion, a qual faz postagens frequentes relacionadas ao tema. “O Marcos Mion está liderando um movimento importante, já que ele assumiu o compromisso de divulgar a cultura no Brasil”, comenta Lucas. “Em todo programa ele usa um sneaker diferente, publica fotos de sua colação nas redes sociais, fala um pouco sobre a história do item. É muito bacana esse engajamento. Eu vejo que ele realmente é um apaixonado por tênis”, completa.
Mesmo não se considerando um sneakerhead, ou seja, um completo aficionado por tênis, Lucas não só possui alguns modelos “tradicionais” entre os colecionadores, como também aprecia utilizar seus dons artísticos na personalização dos seus exemplares. “Eu sempre gostei da cultura hip-hop e da cultura de rua norte-americana. Comecei a atuar na arte através do desenho e da grafitagem e, entre idas e vindas, decidi focar na customização de sneakers”, relembra.

Para o empresário, o campo da personalização tem um quê de especial dentro da cultura sneaker. Isto porque ultrapassa ter um tênis raro, pois, através da arte, uma peça pode mostrar muitas características de seu dono, tornando-se única.
“E há pessoas que não querem apenas um tênis muito visado na comunidade de colecionadores, mas uma peça que seja realmente delas, que expresse algo da personalidade de cada uma”, explica Lucas.
Foi a partir da paixão pelos sneakers e desse foco na customização que Lucas, junto a uma sócia, percebeu a possibilidade de criar um empreendimento focado na produção de modelos de tênis customizados: assim surgiu a Luk Sneakers. “Ainda estamos no começo, mas é algo que nos anima muito”, diz o empresário.
No momento, a dupla de sócios está desenvolvendo uma coleção com a temática amazônica. “Eu vivo em Belém e há coisas que são muito próprias daqui. É algo que a Nike, enquanto empresa, talvez nunca consiga expressar em suas peças. Então eu quero expressar as questões próprias dessa região através da arte em um tênis, que é uma plataforma diferente de um quadro ou de uma parede, mas é tão válida quanto ambas”, finaliza Lucas.
Dicas para entrar na cultura sneaker
Para quem gosta do mundo da moda e quer dar um mergulho nesse universo dos sneakers, separamos algumas dicas que podem ajudar na hora de iniciar uma coleção.
Em primeiro lugar, caso você não tenha um vasto conhecimento em relação às marcas, modelos e lançamentos importantes do mercado, é interessante separar um tempinho e pesquisar sobre esses assuntos. Estar por dentro das principais tendências ajuda bastante na hora de tomar decisões sobre o acervo.
Com um conhecimento mais abrangente em relação à cultura sneaker, é hora de definir em qual nicho de colecionismo você pretende se enquadrar. Alguns caminhos podem ser escolher uma determinada marca ou modelo de tênis, focar nos lançamentos de um certo período histórico, uma faixa de preço etc. O mais importante, no entanto, é entender seus gostos pessoais, de modo a ter uma coleção realmente autêntica.

Depois de adquirir os primeiros pares, é importante adotar algumas medidas para aumentar a vida útil dos itens. Entre os cuidados recomendados, estão: a limpeza regular com utensílios adequados, a fim de não danificar os tênis; o uso de maneira consciente, protegendo os sneakers das condições do clima; a organização para evitar calçar apenas um exemplar por várias vezes, visando mais durabilidade; e o armazenamento dos sapatos em um local adequado.
Por fim, é chegado o grande momento de exibir sua coleção aos amigos! Afinal de contas, um dos maiores prazeres de possuir objetos raros é a chance de mostrá-los ao mundo. Você pode, por exemplo, montar uma exposição dos tênis em casa, ou, ainda, criar um perfil nas redes sociais. O interessante de ter seu acervo em evidência é a possibilidade de encontrar outros apaixonados por sneakers, construindo, assim, uma rede de contatos.
Com essas dicas fica mais fácil aderir à cultura sneaker e ter a satisfação de colocar as mãos, ou os pés, em preciosidades que poucas pessoas possuem.