Por Edmar Neves
É chegado o grande momento: aos poucos os olhares se dirigem para o mesmo ponto, as conversas paralelas diminuem de intensidade, surgem alguns olhares emocionados com sorrisos sinceros misturados a sorrisos debochados e o nervosismo que despontava toma o corpo. Sempre tem alguns engraçadinhos entoando o coro de “discurso, discurso” para aumentar a tensão e, dependendo do caso, é preciso fazer uma gracinha para quebrar o gelo.
Respira-se fundo e, atropeladas ou não, as primeiras palavras começam a sair.
Um discurso emocionante pode ser um grande diferencial nas mais diversas ocasiões, como em um casamento, uma festa de aniversário ou um evento corporativo, mas mesmo que falar bem em público seja de grande serventia para quem quer se destacar, fazer um bom discurso é uma tarefa complicada para a maior parte das pessoas.
“Desde pequeno eu tenho facilidade para escrever expressando sentimentos e, por isso, muitas pessoas me procuravam para escrever algo me passando por elas para conquistar um amor, ter uma reconciliação após uma briga. Basicamente me contavam o que sentiam e eu botava no papel”, nos conta o empresário Danilo Gurdos.

Após frequentar vários eventos sociais e passar por algumas graduações e empregos, Danilo percebeu que muitos dos discursos que ele ouvia poderiam ter mais profundidade e entendeu que seu hábito da infância e adolescência tinha potencial para se tornar um bom empreendimento.
“Lembro que quando tomei minha decisão, eu escrevi uma poesia para pedir demissão da empresa em que trabalhava na época e fundei a Presente em Palavras, uma startup especializada em escrever textos personalizados para as mais diversas ocasiões”, diz o empresário.
Durante esse processo, Danilo foi aprovado em um programa de aceleração de negócios da Startup Farm, que o auxiliou em todo o processo de crescimento de sua firma, com mentorias, network e investimento financeiro. Esse apoio colaborou para a ampliação da atuação da empresa, que passou a auxiliar mais pessoas e empreendimentos na tarefa de gerarem comoção e se destacarem com discursos para todos os tipos de situação.
Modelo inovador de negócios
Nesse momento, deve haver algumas dúvidas pairando no ar… afinal de contas, como funciona um modelo de negócios desse tipo? Quais os principais clientes e como esses textos são feitos? Para começo de conversa, Danilo explica que sua atuação vai além do trabalho de um ghost writer, ou seja, de um profissional que escreve se passando por outra pessoa.
Antes de começar a escrita do discurso, é realizada uma longa entrevista com os clientes, sendo que no caso de uma cerimônia de casamento, por exemplo, o número de pessoas entrevistadas pode chegar a quinze. “Por eu ser de uma família que tem muitos psicólogos e psicanalistas, além de ter feito terapia a minha vida toda, sempre tive muita facilidade para formular perguntas, então eu criei algumas técnicas para captar memórias específicas das pessoas e é a partir desses relatos e memórias afetivas que os textos são produzidos”, explica o empresário. “Há casos de clientes cujas respostas das perguntas dão entre 10 a 15 páginas!”, diz.

Originalmente, essas entrevistas eram feitas presencialmente, mas, com o auxílio das tecnologias, todo esse processo ganha uma nova escala, trazendo mais facilidade a quem tem interesse em contratar os serviços, vista a possibilidade de realização das entrevistas de maneira online. “Também somos abertos a inovações tecnológicas, sendo que quando o ChatGPT estava bombando uns meses atrás, fizemos vários testes e entendemos que pode ser uma ferramenta bem útil, mas que não exclui a sensibilidade de um bom redator”, diz Danilo.
“Formulamos textos com pontos altos que geram emoção nos ouvintes e, com toda essa estrutura, capacitamos uma equipe de redatores com uma metodologia própria para escrever discursos de uma forma comovente e impactante”, explica Danilo Gurdos.
Variedade surpreendente de serviços
O modelo de negócios oferece mais de 60 serviços, os quais vão desde discursos para casamentos, algo bastante procurado pelos clientes, passando por falas para reconciliação, anúncios de gravidez, roteiros de batizados, chás de revelação, eventos corporativos, aniversários e formaturas, a até mesmo discursos para serem feitos em velórios, como uma maneira de homenagear pessoas queridas que já partiram.

Também há serviços de treinamentos ministrados por atores e contadores de histórias, com dicas de entonação de voz, postura corporal, entre outras, para que as pessoas consigam fazer uma performance marcante. “Nós oferecemos muitos serviços que não existem no mercado, sendo que o cliente pode contratar um texto para uma cerimônia ou até mesmo a cerimônia completa”, diz Danilo.
E o mais importante: em muitos casos, os serviços são oferecidos de maneira sigilosa, tendo, inclusive, cláusulas contratuais para que as informações não vazem. Afinal de contas, ninguém quer ser “desmascarado” como não tendo feito o discurso que emocionou a todos os presentes. “Normalmente, quando alguém diz que não foi quem preparou o discurso é para uma pessoa muito próxima e em 100% dos casos essa pessoa também vem procurar nossos serviços”, brinca Danilo.
Os públicos atendidos também são bem amplos e englobam desde empresários e presidentes de grandes corporações até pessoas de baixa renda que não abrem mão de garantir momentos especiais em suas comemorações. “São pessoas que juntam dinheiro para fazer um discurso para um ente querido e você percebe que elas dão muita importância para o nosso trabalho, esforçando-se ao máximo para pagar cada centavo”, comenta Danilo.
Discursos personalizados
Em sua experiência no mercado de organização de eventos, principalmente em casamentos, Danilo já se deparou com casos em que o celebrante não queria nem conversar com os noivos, fazendo discursos bastante genéricos relacionando amor com questões religiosas. “Isso é algo que eu realmente não queria para o meu negócio, por isso as entrevistas com profundidade para chegar ao âmago das pessoas envolvidas, para que os discursos sejam extremamente personalizados”, diz.
Outra estratégia adotada pelo empresário para garantir a singularidade de cada um dos discursos foi contratar redatores de diversas áreas de formação e de diferentes regiões do país para que os textos tenham referências que só quem vive em determinada região pode saber. “Eu sou da cidade de São Paulo, por isso não saberia falar de um casal que se conheceu em uma corrida de trator de uma cidade do interior do Amazonas, só para citar um caso de trabalhos que já fizemos aqui”, comenta Danilo. “Como vou escrever me passando por essa pessoa se eu não faço ideia de como sobe em um trator”, completa.
A equipe também conta com redatores especializados na elaboração de discursos que tocam em questões sensíveis, como doenças terminais, caso o contexto necessite. Adicionalmente, há redatores que escrevem textos mais engraçados, entre tantos outros possíveis contextos.
“Eu digo que nós começamos esse empreendimento não por entender que havia um mercado, mas por entender que existe a dor das pessoas”, explica o empresário. “Tem pessoas que nos procuram em busca de ajuda na hora de pedir divórcio”, afirma Danilo.
“E nós entramos para formar um mercado que auxilie a sanar essa demanda, para que cada vez mais pessoas possam se expressar melhor nos mais diversos contextos”, finaliza. Com modelos de negócios assim, uma coisa é certa: agora não há desculpas para mandar mal em discursos nas mais diversas ocasiões.