• Instagram
  • Facebook
  • Linkedin

Personal Organizer compõe a arte da organização

Praticidade, funcionalidade e organização dos ambientes

Por Emerson Luchesi

Quem é que já não precisou organizar os itens do guarda-roupa, do armário de cozinha ou daquele cômodo da casa que vive desorganizado, tipo o closet? Ou talvez por conta de uma mudança ou reforma surgiu a necessidade de uma superorganização na casa toda e até mesmo naquele espaço de trabalho, como o escritório, o estúdio ou a loja, não é mesmo? Mas será que damos conta de todas essas tarefas?

Para isso podemos contar com a ajuda de um profissional especializado em diversos tipos de organização, os chamados personal organizers. Já ouviu falar? A profissão tem crescido no Brasil e ganhado visibilidade nos últimos anos.

Um personal organizer, ou consultor de organização, é o profissional especializado na organização de ambientes e espaços que, através da utilização de técnicas, planejamento e consultoria, faz a tarefa da organização de forma personalizada e específica, atendendo às necessidades de cada cliente com o objetivo de transformar os espaços e ambientes em locais mais práticos e funcionais.

Ana Amélia é formada em arquitetura e atualmente atua como personal organizer. Ela conta que começou a se interessar pelo ramo assim que se casou, através da organização dos presentes de seu casamento, e após conhecer e se motivar com o trabalho de grandes profissionais da área, ela se atraiu pela profissão. Como estava desempregada, viu nesse serviço uma oportunidade de empreender e, em 2020, decidiu fazer o curso de personal organizer e logo depois começou a atuar.

 

“A minha principal área de atuação é a organização residencial, então, dentro das residências, nós trabalhamos desde a organização de um pequeno móvel até mudanças residenciais”, destaca Ana.

A personal organizer conta que no âmbito residencial existem alguns nichos mais específicos, como a organização baby, que visa preparar o quarto e o enxoval para a chegada de um recém-nascido. Há desde a organização pós-reforma até a organização pós-luto, que é quando a família contrata o profissional para arrumar os pertences de algum familiar que tenha falecido. 

“Geralmente, todas as grandes mudanças na nossa vida necessitam de um processo de organização, seja uma mudança de residência, seja a chegada de um filho, uma reforma, tudo necessita de uma organização para a vivência de uma nova realidade”, destaca Ana Amélia.

Atualmente, em São Carlos/SP, Ana Amélia conta que há um grupo de personal organizers com 16 profissionais, aproximadamente. Para um trabalho mais eficiente, a personal organizer explica que normalmente não atua sozinha, sendo que sempre precisa de outras profissionais certificadas que já conhecem o processo e as técnicas do trabalho para a realização de grandes tarefas. “Em trabalhos como mudança que engloba a casa inteira, fizemos em três dias, nós vamos em quatro, às vezes cinco profissionais para dar conta da casa inteira”, comenta. 

A personal organizer conta que o perfil dos clientes é bem diversificado, atendendo desde universitários que vêm morar na cidade por conta dos estudos a famílias advindas de outras localidades. “Já atendi muitos universitários e atendo muitas famílias que vêm de fora de São Carlos/SP, famílias com idosos, pessoas solteiras, famílias com crianças, com pets etc. É bem diversificado o perfil dos clientes”, comenta.

 

Vantagens do serviço de um personal organizer

A vantagem de contratar um personal organizer é que o profissional vai olhar para cada objeto de forma específica, vai categorizar esses itens, separar por funções, por ambientes e acomodar da melhor forma.

Outra questão importante é o desapego dos itens que nós não utilizamos mais e que ficam armazenados em casa sem função alguma. Sabemos muito bem o quão difícil é nos desfazermos de uma peça de roupa, ou de qualquer outro objeto que nos apegamos por algum motivo pessoal, e quando tentamos arrumar e organizar as nossas próprias coisas acabamos guardando objetos que não têm mais função e acumulando coisas que já não nos servem mais. Por esses motivos, o trabalho de um profissional da organização faz toda a diferença! 

“Nós temos técnicas que auxiliam as pessoas nesse processo de desapego, implantando alguns hábitos que contribuam para esse processo. Por isso que se chama personal organizer, é um trabalho bem personalizado, somos treinados para identificar o perfil do cliente e da família para atender dentro dessas particularidades”, ressalta Ana Amélia. 

Dicas de organização: 

Uma dica simples e essencial que Ana Amélia já aplicou em várias residências, e que teve um retorno positivo dos clientes, é o que a profissional chama de ‘caixa de entrada’, onde centralizamos tudo que temos nas mãos quando chegamos em casa. “Geralmente colocamos as coisas em cima da mesa, como a carteira, chaves, óculos etc., e acaba virando aquela sensação de bagunça. Centralizar isso na entrada acaba resolvendo esse problema que parece muito bobo, mas que já ajuda na organização desses itens diários”, explica a profissional.

Outra dica é pensar naquilo que nós usamos todos os dias com mais frequência e agrupar tudo isso em um espaço. “Tudo o que usamos junto nós guardamos junto. Isso vale para roupas de cama e até itens da cozinha e escritório, por exemplo”, destaca a personal organizer.

“O que não é visto não é lembrado e se não é lembrado não é usado”. Evite mais de uma roupa nos cabides, pendure uma peça de vestuário em cada. Evite fazer pilhas na gaveta, coloque tudo em “pezinho”, de forma que, quando se abrir a gaveta, seja possível ver tudo. Quando vemos tudo, é mais fácil desapegar.

Outra dica é ter em um lugar de fácil acesso, no canto de algum cômodo ou no closet, uma cesta ou uma caixa onde você possa colocar tudo aquilo que você percebe no dia a dia que não vai mais usar. Seja por estarem velhos, seja por não terem mais utilidade, os itens não usados devem ir para a caixinha do desapego e serem destinados à doação. 

Compartilhar

A emergente e necessária reciclagem de materiais eletroeletrônicos

jun 2023

Cresce velozmente o descarte de lixo eletroeletrônico no mundo e a reciclagem desse material é que deve ganhar a[...]

Leia mais

Festivais sustentáveis focam na redução dos impactos ambientais

maio 2023

Com uma maior preocupação com o futuro do planeta, a sustentabilidade aparece como uma bandeira no mercado de festivais e[...]

Leia mais