Por Edmar Neves
Os vinhos são uma verdadeira paixão entre os mais diferentes tipos de pessoas. Independente do gênero ou da idade, se a pessoa tem um estilo tradicional ou despojado, seja nos momentos para aproveitar a própria companhia, na intimidade com uma pessoa especial ou, ainda, em momentos de celebração com entes queridos como nas festas de fim de ano, servir um bom vinho é a dica certa para nunca errar.
Para a arquiteta e empresária Jade Jares, tomar vinho é uma tradição da família. “Minha avó paterna é espanhola e ela sempre tomou uma taça de vinho por dia por acreditar que esse hábito faz bem à saúde. Já minha mãe ama vinhos e também traz esse costume consigo, ou seja, eu cresci em uma família que sempre bebeu muito vinho”, comenta. Mas foi devido ao diagnóstico de intolerância ao glúten que a arquiteta fez do vinho sua principal bebida, já que ela teve que parar de tomar cerveja.

Por haver uma gama de tipos de vinhos, assim como diferentes marcas e faixas de preço, além do fato de que grande parte da produção nacional e importada ser comercializada apenas em algumas regiões, explorar esse universo pode se tornar um desafio para quem quer sair da mesmice. Foi nessa busca que Jade encontrou nos clubes de assinatura de vinhos uma ótima opção para conhecer uma variedade de bons produtos.
“Em um dado momento eu senti a necessidade de parar de comprar vinhos em supermercados e procurar pequenos produtores, empresas menores, além de buscar em sites e pedir dicas de pessoas que conhecem mais”, relembra Jade. “Nessa época, um amigo começou a estudar bastante sobre vinhos e montou um clube, o que foi uma experiência muito enriquecedora e, após esse clube acabar, eu procurei um plano de assinatura”, completa.
Os clubes de vinho são um serviço por assinatura no qual o cliente paga um plano mensal ou anual para receber os produtos em casa.
Cada empresa trabalha de uma forma diferente, com variações de planos, preços, produtos e brindes exclusivos, além de venderem vinhos e acessórios em suas lojas virtuais, mas normalmente os clubes possuem ferramentas para traçar um perfil do assinante e contam com uma curadoria para escolher os vinhos que melhor atendem às suas necessidades.
“Além disso, algumas empresas trabalham com o sistema de cashback. Assim, ao fazermos nossas compras ganhamos pontos que podem ser revertidos em descontos na compra dos vinhos e, em alguns casos, conseguimos até levar alguns vinhos ‘de graça’”, explica Jade.

A arquiteta afirma que participar de um clube é uma ótima opção para quem quer entender mais desse mundo ou descobrir novos sabores, sendo que uma das grandes vantagens em ser assinante de um clube de vinho é ter uma curadoria especializada que não só vai entender o perfil de consumo de cada pessoa oferecendo um serviço personalizado, mas também vai apresentar produtos diferentes para a pessoa conhecer, tudo com um ótimo custo-benefício.
“É bacana que participando do clube eu conheço vinhos que dificilmente conheceria. Por exemplo, eu possivelmente não teria acesso a um vinho espanhol ou de um pequeno produtor que não vende na região em que moro e que pode vir no kit do próximo mês”, comenta Jade.
Cinco dicas de clubes de assinatura de vinhos no mercado nacional
Para quem se interessou em fazer parte de um clube de assinatura de vinhos, ou ainda, tem um ente querido que é apaixonado por vinhos e quer inovar na hora de presenteá-lo, separamos cinco opções de serviços de assinatura que se destacam tanto pela tradição no mercado, quanto pelos serviços oferecidos.

CLUBE WINE
O líder do mercado de assinaturas de vinho no Brasil foi fundado em 2008 na cidade de Vila Velha/ES. O Clube Wine possui centros de distribuição tanto no estado do Espírito Santo quanto na cidade de São Paulo/SP.
O serviço conta com seis modalidades de assinatura – Essenciais, Surpreendentes, Notáveis, Singulares, Refrescantes e Espumantes – e com dois planos de pagamento, o mensal e o anual, com valores que vão de R$112,50 na modalidade Essenciais, até R$437,90 na modalidade Singulares, sendo que esses valores ganham descontos a depender do plano contratado.
Os kits entregues mensalmente contêm duas garrafas de vinho selecionadas por uma equipe de sommeliers, uma revista com dicas de harmonizações e curiosidades do mundo do vinho e um corta-gotas com artes colecionáveis.
EVINO CLUBE
Outra gigante no mercado nacional é o Evino Clube, empresa surgida em 2013 e que conta com sede na cidade de São Paulo e um galpão no Espírito Santo.
Contando com três modalidades de assinatura – Evino Clube Go, Evino Clube Red e Evino Clube Black –, o assinante tem ainda a opção de escolher receber duas ou quatro garrafas por mês, sendo que os valores da assinatura giram em torno de R$55,80, na modalidade Evino Clube Go que vem com duas garrafas por mês, a R$339,00 com o Evino Clube Black, que traz em seu kit quatro garrafas por mês.
A escolha dos vinhos que compõem os kits conta com curadoria especializada e o assinante ainda pode ganhar frete grátis nas entregas, a depender da região onde os produtos serão enviados, e descontos exclusivos na loja online da Evino.
CLUBE ADEGA
O Clube Adega é um grande conhecido do público que possui mais experiência no mundo dos vinhos. Organizado pela Revista Adega, maior revista de vinhos em língua portuguesa em publicação há mais de 15 anos, a empresa afirma que sua equipe de sommeliers não presta serviços para produtores, importadoras ou lojas, o que garante a total isenção e o foco na qualidade da escolha dos rótulos.
O clube possui onze categorias de assinatura, que abrangem desde as pessoas iniciantes no mundo dos vinhos até as mais experientes. As categorias mais acessíveis são a Silver e a Silver Plus, que custam R$150,00 mais a taxa de entrega dos kits, já as categorias Black e Black off Red possuem o valor mais alto, custando R$750,00.
Como vantagens da assinatura estão o recebimento mensal da Revista Adega, além de acesso a cursos, guias e descontos exclusivos na loja online.
VINHOS DE BICICLETA
Já o clube Vinhos de Bicicleta está no mercado desde 2012 e é uma boa pedida para quem tem interesse por vinhos artesanais e rótulos exclusivos. Idealizado pelo sommelier Rodrigo Ferraz durante uma viagem a Mendonza, na Argentina, em que ele fez diversas visitas de bicicleta às bodegas da região, esse clube oferece aos seus assinantes vinhos produzidos em vinícolas boutique ao redor do mundo.
No Vinhos de Bicicleta existem duas categorias de assinatura para escolher a partir de duas garrafas. A Seleção Liberté custa R$209,00 por mês e é voltada às pessoas que querem conhecer vinhos artesanais diferenciados, enquanto a Seleção Santé custa R$309,00 para consumidores mais maduros e que prezam por vinhos de altíssima qualidade. Cabe ressaltar que ambas as categorias possuem descontos de acordo com o plano de pagamento escolhido, podendo o assinante pode optar entre mensal, semestral e anual.
Entre os benefícios oferecidos estão os descontos especiais para assinantes em vinhos na loja online, cursos e acessórios. Além disso, o sommelier Rodrigo Ferraz envia releases dos vinhos presentes nos kits.
VIVA VINHOS
Já o Viva Vinhos é o clube de assinatura de vinhos do grupo Pão de Açúcar. Considerada uma das opções mais em conta do mercado, por possuir um sistema de importação próprio o clube de assinatura consegue enviar para os seus assinantes marcas exclusivas.
O Viva Vinhos conta com quatro categorias diferentes de assinatura – Essencial, Essencial Brancos e Rosés, Suprema e Suprema Seleção – e dá ao assinante a opção de receber duas, quatro ou seis garrafas. Os preços variam de R$89,00 no plano Essencial com duas garrafas a R$537,00 no plano Suprema Seleção com seis garrafas.
Por se tratar de um clube de assinatura de vinhos de um dos maiores grupos varejistas da América Latina, há a disponibilidade de uma enorme gama de descontos em outros produtos aos assinantes. Entre esses produtos estão queijos, chocolates, azeites, cervejas especiais, entre outros.